PESQUISE NO FAN BLOG DA DANÇA

CURTA A PAGINA DO FAN BLOG NO FACEBOOK

09/12/2011

ENTREVISTA: ROBERTA APPRATTI


  É com alegria e satisfação que hoje estreio uma nova sessão aqui no Fan Blog, "Interview with Famous". Pretendo com esse segmento abordar um pouco o lado pessoal do famoso. Ninguém melhor que a queridíssima Roberta Appratti, professora de Odilon Wagner, para iniciarmos isso. Portanto, cola ai e confira o que ela contou ao Fan Blog. VEM!

 Roberta fará 2 anos de balé em março. É graduada em licenciatura em Dança e pós-graduada em Psicomotricidade. Appratti também é professora formada pelo curso da Casa de Dança Carlinhos de Jesus, onde também e professora.
 Nascida em São José do Rio Preto-SP, começou a praticar balé aos 5 anos. Depois de passar por modalidades como jazz, dança do ventre e dança contemporânea, aos 13 anos conheceu a dança de salão e, em  2005, aos 17 anos, passou no vestibular para o curso de Licenciatura em Dança. Roberta dividi-se entre as atividades do Balé do Faustão e as aulas nas unidades dos bairros Botafogo e Recreio da Casa de Dança de Carlinhos de Jesus. 

_________________


ENTREVISTA


Érico : Como foi pra ti receber uma oportunidade de participar do quadro? Qual o critério que é usado na seleção das bailarinas?
Roberta Appratti: Foi a melhor oportunidade que tive de mostrar meu trabalho na vida. Sou professora de dança de salão desde os 18 anos, comecei com dança de salão aos 13 anos...era tudo que eu sonhava profissionalmente. Os critérios são internos, com a produção do quadro e principalmente com o Faustão, mas acredito que a análise de currículo é o principal critério de todos.

Érico: Todos sabemos que as coreografias apresentadas no quadro são feitas pelo Sylvão. Voces tem liberdade de modificar algum passo ou alguma pegada?
Roberta Appratti: Sim, existe esta liberdade. O sylvão é um excelente coreógrafo e quando o artista não está se sentindo bem com algum movimento de solo ou  pegada, ele aceita sugestões numa boa. Todas as mudanças passam por ele antes...ele acompanha todo o processo, de terça a domingo.

Érico: Como são os momentos que antecedem a entrada no palco? É muito difícil controlar a ansiedade?
Roberta Appratti: Sinceramente eu tenho um ritual muito pessoal ...rs, eu dormia uns 20 minutos antes de entrar no palco...hauhauahuahauhaua! todas as danças foram assim, somente no dia do rock, na repescagem, eu fiquei ansiosa e tensa demais, mas foi uma das nossas melhores danças! O artista está em um ambiente novo e sendo avaliado, nós (profissionais), éramos o porto seguro deles, se eu estivesse desestabilizada, imagina o Odilon como ficaria. Eu sou muito tranquila antes das apresentações, pois o que tinha que ser feito, já tinha sido ensaiado antes....a apresentação é só o resultado de muito trabalho durante a semana!

Érico: Como foi trabalhar com o tio Odilon? 
Roberta Appratti: Nossa, foi o melhor presente de todos....a cada dia eu aprendia mais com ele. Ele é uma pessoa equilibrada, estusiasmado, otimista e muito, mas muito esforçado. A força de vontade dele é de invejar! Ele sempre me respeitou muito e se eu  participar de outra edição do dança e pudesse escolher o meu parceiro, seria ele de novo, com certeza!


Érico: Qual foi o ritmo que vocês mais gostaram de dançar? Porque?
Roberta Appratti: Nossa, eu nem sei o que falar...rs ....eu amei todos, mas o rock, o hip hop e o tango foram espetaculares....rs

Érico: Os fãs do quadro tem um pensamento meio negativo em relação ao júri ser modificado todos os domingos. O que tu pensa em relação aos jurados? Não acharia mais adequado um júri fixo e composto somente por profissionais de dança?
Robeta Appratti : Seria maravilhoso se o júri fosse todo técnico...eu sou super a favor. Sobre ser um júri fixo, acho que limitaria um pouco a participação dos profissionais de dança de cada área que vem julgar a cada ritmo diferente. Cada um tem uma especialidade e isto é muito importante, mas se o juri todo fosse técnico, seria incrível.

Érico: Explique o que passa na cabeça de quem vai dançar quando o fausto diz : "DANÇANDO NO DOMINGÃO"?
Roberta Appratti:  O problema não é quando ele diz isso, é o som das baquetas...aquelas 3 batidinhas ...meu Deus, eu sonhava e acordava com aquele som...hauhauahuahau! Quando ele dizia :"Dançando no Domingão", era uma sensação incrível de medo e desafio e eu mesmo falava pra mim: a hora é essa....rs!

Érico: Nos conte como foi pra ti conviver aproximadamente três meses com o tio Odilon? Qual o método que tu usava para ensiná-lo?
  Roberta Appratti:  Nossa, como eu disse anteriormente, ele me ensinava muitas coisas a cada dia, como por exemplo: respeitar os limites do corpo, aprender a ouvir , mesmo alguém que não é da área, aceitar as  limitações e o principal ....nunca perder o ENTUSIASMO em tudo que fazemos! Não existia um método único, mesmo porque, cada semana era um ritmo diferente....coreografias totalmente distintas....o principal método, era manter o foco 24horas no quadro....e foi assim até a penúltima semana!

Érico: Agora nos revele... Alguém dos artistas ou professores conheciam o "Fan Blog da Dança dos Famosos" e a comunidade da Dança? Se sim, alguém comentava alguma coisa sobre eles?
Roberta Appratti: Sim, nós, professores sempre acompanhamos o blog , e o chat desde as edições anteriores ...a cada segunda-feira  entrávamos na net pra procurar fotos, notícias e saber a opinião de vocês.


Érico: Como funciona a distribuição das musicas? Vocês podem escolher qual musica dançar, ou elas são pré-definidas?
Roberta Appratti: Elas são pré-definidas pela produção.

Érico: E por fim, Robertinha, temos alguns exemplos no balé de bailarinas que voltaram algumas vezes a participar do quadro: Sabrina Cabral, Aline Alves, Carol Vieira e, mais recentemente, Leticia Weiss.. Tu gostaria de também poder voltar a participar do quadro?
Roberta Appratti: Com certeza, foi a melhor experiência profissional da minha vida....seria mais uma realização...eu amadureci muito com o quadro e iria amar participar de outra edição.

________________________

 E assim se despediu Roberta Appratti. Gostaria de agradecer demais a disponibilidade dela com o Fan Blog.. Valeu mesmo!

 Vou ficando por aqui, galera. FUI!

4 comentários :

Isaias disse...

Show de bola hein!!

Anônimo disse...

Torci muito por voce e pelo Odilon , acompanhei vocês sempre aqui pelo blog , bjs

Anônimo disse...

ROBERTA APPRATTI É MARAVILHOSA , SCHEILE MARCELI

Anônimo disse...

Roberta Appratti tem que voltar esse ano !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...