PESQUISE NO FAN BLOG

CURTA A PAGINA DO FAN BLOG NO FACEBOOK

02/10/2013

DANÇA DOS FAMOSOS 2013 - RAIO X

 Fala galera, todos bem? Bom, anualmente eu produzo um senso da temporada aqui no blog. Com algum atraso, venho aqui para falar um pouco da edição que terminou a algumas semanas atrás. Puxa uma cadeira que o papo é longo. Sem mais delongas, VEM!


 Não vou me prolongar mesmo o texto é grande, e o tempo não. Segue o mesmo esquema dos outros anos: Falo do primeiro eliminado ao campeão.

 Status de campeão, desempenho de primeiro eliminado. Pra mim, foi uma das maiores decepções da temporada. Lembro que antes da estreia dos homens, estava rolando um vídeo dos primeiros ensaios dele com a Flavinha. E no vídeo ele super acontecia dançando, mandando bem mesmo. Inclusive, acabei colocando ele como um dos postulantes ao título em um post antes da estreia. Pois bem, não funcionou. Mandou super mal, e mereceu ser o primeiro eliminado.

 Que que eu posso dizer? Modelo né.. Historicamente manda mau nas danças. Essa, em especial, era bastante ruim. Nem no FOXTROT (Ritmo, que elas manjam) ela conseguiu destaque. Eu não sei porque a produção desenterra essas gatinhas. Talvez seja só para manter aquele discurso chatíssimo de: "Pra modelo é mais difícil pela altura, por não ser atriz... blá, blá, blá..."

 Bem fraquinho. De positivo dançando, só a energia. Não tinha muito controle e também foi sacaneado pela produção ao receber uma parceira maior que ele. Não merecia ser posto na repescagem. Mas dai vamos entrar naquela discussão eterna sobre o júri artístico pender pro lado dos atores/atrizes. E isso é chato demais! Foi para repescagem e conseguiu arrastar a disputa para um desempate (Que ao meu ver, nem era necessário). Acabou eliminado. Dessa vez, com justiça.

 Provavelmente, seria minha torcida. Alias, minha única torcida nessa temporada. Vocês sabem que eu sempre acabo torcendo pras tias. Principalmente, se as tias forem legais e boas, como ela. Acabou zicando as costelas e sendo obrigada a deixar a competição. Na verdade, ela não iria longe. Basta analisar a quantidade de bons competidores que tínhamos esse ano.

  Olha, acho que ele foi um dos personagens da temporada. Começou odiado, com todos querendo sua eliminação pelas fracas apresentações. O tempo foi passando, ele foi emagrecendo e melhorando cada vez mais. Foi para repescagem, cresceu bastante e fez suas melhores apresentações. Voltou com méritos e foi eliminado na fase seguinte, com DIVERSAS pessoas entendendo sua eliminação como INJUSTA. Vejam como são as coisas.. O cara foi, praticamente, uma Bárbara Paz com músculos. Agora falando sério, a eliminação dele foi, realmente, uma falha da produção. Alias, essa divisão de grupos é uma GRANDE BOBAGEM. E isso se torna ainda mais grave quando usam critérios diferentes para os grupos, que deveriam ser julgados de maneira IGUAL. Lá vai uma dica (ATENÇÃO PRODUÇÃO): Se querem manter a divisão em grupos, por entenderem que o tempo é curto para oito apresentações. Mantenham! Mas somem as notas dos dois grupos e eliminem os dois piores dos OITO. Assim, eliminações como a do Daniel, poderiam ser evitadas sem maiores problemas.  

VALE LEMBRAR QUE EU COLOQUEI ELE NA MINHA LISTA DE SUGESTÕES, QUE FAÇO ANUALMENTE AQUI NO BLOG. MANTIVE MINHA MÉDIA DE ACERTAR, NO MÍNIMO, UM DOS PARTICIPANTES O/.

 Aqui foi uma pena. Altamente promissora, a gatinha teve que sair em função de uma lesão. Eu não sei dizer se ela seria uma candidata ao título. Mas pelo que apresentou até a lesão, prometia brigar no topo. De qualquer forma, a dupla deixou, VÁRIAS VEZES, no ar o desejo de voltar na próxima temporada. Fausto SEMPRE desconversou. Mas é uma possibilidade. Vamos acompanhar..

 Acho que foi bem. Inclusive, foi mais longe do que o esperado. Tinha restrições para dançar, mas acabou beneficiada com a troca de professor. Denny assumiu, e trouxe várias possibilidades para ela. Sem desmerecer o Rodrigo, claro. Acabou tendo que sair do quadro antes de poder mostrar o seu trabalho. Mas, na boa, quem imaginaria a Cacau fazendo isso:

Nesse dia, inclusive, acho que ela nem merecia sair.

 Foi o arrastado da vez. Ele não era totalmente ruim. Mas foi mais longe que suas possibilidades. Para mim, saia no Rock, lá na primeira fase. Acabou sendo beneficiado, principalmente, por erros dos melhores, passava sempre por baixo do radar. E assim foi até a Semifinal. Reconheço o ótimo trabalho da Aline com ele. Tem meu aval para retornar ano que vem.

 Bom, esse merece um capítulo a parte. Fez uma baita campanha nas primeiras fases do quadro. Mostrando muito potencial, e sendo o melhor homem da competição. Após a repescagem (período que os classificados ficam de "férias"), ele voltou totalmente sonolento. Não sei quais foram os motivos, mas suas apresentações NÃO FUNCIONAVAM. Era algo totalmente sem sal e lento. Foi para semifinal como postulante a uma das vagas para final, e acabou de fora. Para muitos, de maneira injusta. Eu não saberia dizer.

 O que eu vou falar? Olha, eu nunca gostei. Quer dizer, eu gostava do Tiago dançando. Inclusive, fez muitas coisas boas. Mas acabei ficando com muita preguiça dele por suas entrevistas/manifestações. Achava muito forçado todas aquelas flores que eram postas em volta dele. Foi para final com o destino traçado e acabou ficando onde devia. Falando sobre a jornada dele, achei bem digna. Ele tinha algumas restrições óbvias, ai entrou o bom trabalho da Ana, que SEMPRE soube maquiar bem os defeitos dele.

 A grande favorita. Melhores possibilidades, melhor popularidade, melhor professor.. Bruna tinha absolutamente TUDO pra levar, tranquilamente, o título desse ano. E começou botando a prova todos esses bons atributos. Desde a primeira semana, todos sabiam que ela estaria na final com ótimas possibilidades de vencer. Mas algo deu errado. E eu não sei dizer, exatamente, o que fez Bruna perder o título. Talvez o nervosismo? Talvez alguma estratégia equivocada do Átila? NÃO SEI.

 Quem diria que a gatinha ia render tanto, né? Pois é. Carol começou a temporada sob críticas (ACREDITEM). Muitos achavam que ela não estava rendendo o que se esperava. E então veio o Rock e desde então foi empilhando boas apresentações. Cada vez crescendo mais. E, na verdade, acho que essa foi a principal diferença de Bruna e Carol: Crescimento. Enquanto uma já começou a disputa mostrando tudo o que podia. A outra foi adquirindo bons atributos e chegando em um bom nível. E isso faz MUITA diferença. Batia nos olhos o crescimento da Carol, assim como bateu nos olhos o crescimento da Bárbara Paz, Rodrigo Hilbert, Robson Caetano e tantos outros marcantes competidores. Em certo ponto da competição, assumiu a liderança e NUNCA MAIS LARGOU. Chegou na final, fez um SAMBA que NINGUÉM esperava e levou o título com MUITOS méritos. Leandro tem fundamental importância nesse processo. Além de ser um grande cara, entende MUITO de dança. Soube passar muito bem as coisas para ela, fora as apresentações que foram, realmente, muito boas. Campeã com C maiúsculo.

 PRODUÇÃO MUSICAL

 Olha, eu tenho poucas críticas para esse ano. Salvando algumas exceções, como: O forró dos homens, onde rolou sertanejo universitário, e o samba, na final. Eu diria que o trabalho foi muito positivo. AMEI a ideia de implantar TEMAS nas primeiras semanas (Onde homens e mulheres dançam alternadamente). Aquilo foi uma grande sacada. Espero que seja mantido para o ano que vem. E desde já, espero a semana do forró onde teremos: CALCINHA PRETA WEEK (PARA AS MULHERES) E AVIÕES DO FORRÓ WEEK (PARA OS HOMENS) HAHAHHAHAHA.

 CENÁRIOS/FIGURINOS

 Sem críticas também. GRAÇAS A DEUS tiraram aquela interação com o piso. As vezes, dava vergonha alheia olhar aquilo.
 Quanto aos figurinos, devo dizer que melhorou muito. Ainda rola algumas discrepâncias, mas em uma escala BEM MENOR. 

 MECANISMO 

 Aqui tenho algumas coisas a falar. Acho que o mecanismo da disputa está um pouco defasado. Eu entendo que existem algumas restrições por se tratar de um quadro que está englobado em um contexto e tudo mais... Mas algumas coisas PRECISAM MUDAR! A começar pela divisão em grupos na fase final. E não estou me referindo diretamente ao episódio do Daniel. Me refiro ao mecanismo mesmo. Seria MUITO melhor colocar os 8 para dançar no mesmo dia. Nem que para isso, seja necessário começar o programa mais cedo, cortar as baboseiras com o júri, diminuir o tempo das apresentações em 20 segundos... Existem milhões de possibilidades para o encaixe dos 8 no mesmo dia. Isso diminuiria BASTANTE com a possibilidade de acontecer eliminações injustas. Fora que ganharíamos um ritmo a mais com essa alteração.
 Por falar em ritmo, é outra coisa que gostaria de tratar. Eu entendo que algumas danças estão em ascensão no cenário nacional e merecem alguma atenção (FUNK). Mas existem outras TANTAS que são MUITO mais a cara do quadro. É inadmissível uma competição de dança sem ritmos como: Bolero, Lambada, Cha Cha.. A produção vem deixando de lado essas danças, para colocar B-A-L-A-D-Ã-O, Funk, e Country, por exemplo. Convenhamos... Não tem comparação. Atendendo o apelo DE MUITOS FÃS do quadro: COLOQUEM ZOUK! Se é pra usar ritmos novos, que estão surgindo, COLOQUEM ZOUK!
 Pra finalizar, deixo minha última sugestão no que diz respeito a mecanismo: Usem mais ritmos nas fases finais. É perfeitamente cabível uma semifinal com 2 ritmos para 3 competidores. Aconteceu na Dança dos Famosos 3 e 4, e precisa voltar a acontecer. A final TEM QUE SER ENTRE 2 COMPETIDORES. A temporada ganha uma semana a mais de disputa, e a forma de trabalhar a final com mais ritmos (Como na Dança 3 e 4. Ou até mesmo como na Dança 7 e 9) fica mais fácil. Por falar em final, MEU APLAUSO para o setor de edição desse ano. Estava perfeito, entrevistas, ensaios, momentos da temporada. Realmente, foi uma surpresa BASTANTE AGRADÁVEL.

JULGAMENTO

 Eu DESISTO de falar sobre jurados artísticos, SÉRIO. Não vou tentar mais. A única coisa que peço, é que coloquem notas de 6 a 10 desde as primeiras semanas. Assim abre para o público de casa votar, e diminui a possibilidade de injustiças acontecerem.


UFA, Acho que era isso, né? Enfim, esta feito o RAIO X da temporada. Vou ficando por aqui, convidando SEMPRE os fãs da Dança dos Famosos a conhecerem o DWTS (Dança dos Famosos dos Estados Unidos) Que eu cubro aqui no blog. É uma maneira alternativa que temos de nos manter em contato com a dança o ano inteiro. Estão TODOS convidados! Fico por aqui, CUIDEM-SE, FUI!

6 comentários :

Andre disse...

Erico tenho uma duvida pairando na minha cabeça desde o forro das mulheres, e agora com o raio x posso sanar essa duvida só a titulo de curiosidade. Quem vc acha q sairia no forro se Bia nao tivesse se machucado e fosse bem no forro? Nao consigo IMAGINAR uma delas saindo, todas foram muito bem naquele dia, Luana e Bruna divando, Cacau surpreendendo muito positivamente e Carol mostrando a habitual tecnica. Penso q se nao tivesse ocorrido nada, Bia sairia do mesmo jeito, mas pelo menos teria chance de voltar na repescagem. Se fosse bem e ficasse, nao sei porque razao acho q sobraria pra campeã Carol. Que louco pensar isso. Queria saber sua opiniao. Abraço

Érico disse...

Fala Andre. Olha, bem provável.. Vale lembrar que todo mundo estava criticando Carol naquele tempo. TODO MUNDO. E ninguém acharia estranho se ela fosse eliminada. Pra mim, embora Cacau tenha ido bem, acho que sairia ela, no caso de uma boa apresentação da Bia. Abraço!

Enzo disse...

Ah, me sinto tão em casa quando vejo um post novo sobre o Dança, principalmente depois de ter acabado hahaha...
Enfim, hoje meu objetivo principal não é nem comentar o desempenho de cada dupla dessa edição, mas sim, parabenizar o blog. Cara, é muito - e quando digo muito, é MUITO mesmo - legal ver que existem pessoas que fazem coisas sem pensar unicamente em receber algo em troca. São incontáveis as vezes em que passei noites em claro deitado em algum canto da casa e lendo as crônicas daqui... Era como se eu tivesse algum amigo que curtisse o quadro tanto quanto eu. Foram dias e mais dias revendo os vídeos de outras edições; formando opiniões; conhecendo mais sobre a dança em si, sobre algumas técnicas e alguns novos termos. Refinei vários elementos e fatores, e tudo isso se deu graças à santa vontade do moderador do blog de postar a cada domingo os vídeos e seu comentário a respeito de cada um. Acho que o Érico merece de cada um de nós, que segue o Dança dos famosos e o Dancing With the Stars, um sincero obrigado. Valeu cara!
Mas também tenho que falar a respeito da DDF 10 que foi uma caixinha de surpresas (muito boas - para mim - por sinal haha). Digo que foi uma caixinha de surpresas porque agora que tudo terminou consegui abrir os horizontes e enxergar o quadro todo de uma forma mais ampla e cheguei a conclusão de que a Carol não ganharia se algo além do seu crescimento, não acontecesse. Por exemplo, as lesões de Bia e Luana, a "injustiça" de Daniel e etc. Se nada disso tivesse acontecido, a vitória de Carol não se materializaria. Essa vitória é resultado de um conjunto de fatores. Claro que seu desempenho merece mérito, porém, a "sorte" foi fundamental.
Eu vejo a derrota de Bruna devido justamente a tudo isso. Justamente por ser "óbvia". Quando tudo isso começou a acontecer, essa vitória 'certeira' se vinculou à um rumo diferente, o que desestabilizou a Bruna, de um modo involuntário.
De qualquer maneira, foi uma edição ótima. E espero que as próximas se igualem ou se superem!

Érico disse...

Poxa Enzo.. Obrigado, de verdade, pelas palavras. Textos como o teu são o pagamento pelo trabalho que amo fazer aqui no blog. Continue com nós. Abração!

Anônimo disse...

Enzo fui ferrenho critico seu ao longo da temporada mas tenho q concordar, que tudo o q vc disse agora eu assino em baixo. Erico vc arrasa!!!!

Andre disse...

Oi de novo Erico. Acho q Cacau não sairia pq afinal estamos falando de dança dos famosos, e uma apresentação boa de uma participante sem muitas condiçoes fisicas para a dança "blinda" ela da eliminação principalmente em se tratando de inicio de competição e de a eliminaçao nessa etapa ser feita por indicação de uma pessoa pelo juri e nao por notas o q vc critica tanto e q todos nos concordamos q deveria acabar. Por isso acho q sobraria pra Carol o q seria uma pena pq nao teriamos a oportunidade de ver aquele MARAVILHOSO rock dela. Reitero meu abraço. ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...